Política de Privacidade

Higienika®

Última atualização a: 27 de Outubro de 2025

1. Introdução

Esta política de privacidade explica como procedemos ao tratamento os seus dados pessoais, independentemente de como interage connosco. Queremos ser transparentes sobre como os seus dados são utilizados. Por isso, esta política detalha as informações que recolhemos, a finalidade desse tratamento e os seus direitos sobre esses dados.

Pode consultar este documento sempre que precisar. À medida que utiliza os nossos serviços, também forneceremos informações adicionais sobre a utilização dos seus dados, para que compreenda totalmente o processo.

1.1. O Que Queremos Dizer Com "Plataforma"?

Quando nos referimos à nossa Plataforma, estamos a falar de qualquer meio que utilize para interagir connosco. Isso inclui o nosso website oficial, redes sociais e qualquer interação realizada connosco por via digital.

2. Quem Somos

Esta Política de Privacidade descreve como Higienika (o "sítio Web", "nós", "nos" ou "o nosso") recolhe, utiliza e divulga as suas informações pessoais quando nos visita, utiliza os nossos serviços ou faz uma compra em higienika.pt (o "sítio Web" ) ou comunica connosco de outra forma sobre o sítio Web ("Serviços"). A Higienika é uma empresa especializada em serviços de impermeabilização, limpeza especializada bem como higienização de sofás, tapetes, colchões e cadeiras. Para efeitos desta Política de Privacidade, “o utilizador”, e “o seu” referem-se a si como utilizador dos Serviços, seja cliente, visitante do website ou outra pessoa, cujas informações recolhemos de acordo com esta Política de Privacidade.

Leia atentamente esta Política de Privacidade.

2.1. Alterações a esta Política de Privacidade

Poderemos atualizar esta Política de Privacidade ocasionalmente, incluindo para refletir alterações às nossas práticas ou por outras razões operacionais, legais ou regulamentares. Publicaremos a Política de Privacidade revista no sítio Web, atualizaremos a data da "Última atualização" e tomaremos quaisquer outras medidas exigidas pela lei aplicável.

3. Proteção de Dados
3.1. Porque tratamos os seus dados pessoais?

Para que possa ter a melhor experiência de contratação de serviços na Higienika e receber os seus serviços de limpeza sem imprevistos, necessitamos de algumas informações. Os dados que tratamos variam consoante a sua interação connosco (contratar um serviço, navegar, registar-se, etc.).

Em geral, as informações que recolhemos são:

3.1.1. Os Seus Dados de Identificação e Contato

São dados essenciais para criar a sua conta, agendar os serviços e comunicar connosco: o seu nome, correio eletrónico, número de telefone, morada de recolha/prestação de serviço e informações básicas (como o idioma e o país de onde nos acede).

Para que os usamos? Para confirmar o agendamento, enviar avisos sobre a prestação do serviço e contactar caso necessitemos de resolver alguma questão.

3.1.2. Dados de Transação e Histórico de Serviços

São as informações necessárias para concretizar a contratação: detalhes da transação, histórico de encomendas, cancelamentos e devoluções.

Para que os usamos? Para processar o pagamento e garantir que os serviços de limpeza sejam executados na morada e nas condições corretas.

3.2. Como recolhemos os seus dados pessoais?
3.2.1. Dados de Navegação e Preferências

Enquanto explora o nosso website, recolhemos informações sobre como interage com o sítio web, como o seu endereço IP, a sua localização e as páginas que visita. Se subscrever a nossa newsletter, também registamos os seus gostos e interesses.

Para que os usamos? Para melhorar a experiência do website, personalizar as ofertas e mostrar-lhe serviços que realmente se adequam às suas necessidades!

3.2.2. Informações Essenciais e Recolha Indireta
  • Campos Obrigatórios: Ao agendar um serviço, notará que alguns dados são obrigatórios. São cruciais para que possamos cumprir o nosso contrato (como agendar e executar o serviço). Se optar por não os fornecer, infelizmente, não será possível concluir a sua reserva.

  • Presentes: Se alguém utiliza a Higienika para lhe oferecer um voucher ou serviço, podemos receber o seu nome e morada de um terceiro. Nesses casos, tratamos os seus dados apenas com a finalidade de entrega do presente/execução do serviço.

  • Cookies: Também recolhemos informações automaticamente enquanto navega, através da utilização de Cookies e tecnologias semelhantes. Isso ajuda o website a funcionar melhor, a memorizar agendamentos e a otimizar a experiência para a sua próxima visita. Para mais informações deverá consultar a nossa Política de Cookies.

3.2.3. Informações que obtemos de terceiros

Além dos dados que nos disponibiliza diretamente, podemos recolher algumas informações sobre si através de parceiros e ferramentas essenciais para o funcionamento da Higienika.

  • Plataforma do Website: Empresas que dão suporte ao nosso site e serviços. Ajudam-nos a manter o website em funcionamento, seguro e a operar sem problemas.

  • Processadores de Pagamentos: Para que o seu agendamento seja concluído, os nossos parceiros de pagamento recolhem informações financeiras (como dados do cartão de crédito ou débito e morada de faturação) para processar o seu pagamento com segurança. Isso é necessário para executar o contrato de prestação de serviços que temos consigo.

  • Ferramentas de Navegação e Análise: Quando visita nosso site, abre nossos correios eletrónicos ou interage com nossos anúncios, nós ou terceiros com quem trabalhamos (como Google ou Facebook) podemos coletar automaticamente informações. Isso é feito usando Cookies, web beacons e outras tecnologias de rastreamento online.

3.3. O que faremos com a informação recolhida?

Na Higienika, utilizamos as suas informações pessoais apenas para fins específicos. A principal razão é garantir que a sua experiência de contratação de serviços seja excelente, do primeiro clique à execução da limpeza do seu sofá, tapete ou colchão.

3.3.1. Entregar Seus Produtos e Serviços

Utilizamos seus dados para executar o contrato de prestação de serviços que celebramos consigo. Isso inclui tudo o que é essencial para processar seus pagamentos, dar seguimento aos seus agendamentos, garantir a correta prestação do serviço e lidar com os cancelamentos ou reclamações. Também usamos seus dados para manter e gerir a sua conta de cliente e para enviar notificações essenciais sobre o estado do seu serviço.

3.3.2. Marketing e Publicidade

Temos o interesse legítimo de vender nossos serviços e apresentar as novas ofertas da empresa. Por isso, podemos usar as suas informações para enviar comunicações de marketing e novidades por correio eletrónico ou outras mensagens. Também as utilizamos para exibir anúncios de produtos e serviços que sejam mais relevantes para você, adaptando a publicidade aos seus gostos, tanto no nosso site quanto em outras plataformas.

3.3.3. Segurança e Prevenção de Fraudes

A sua segurança é fundamental, e proteger a empresa e os seus dados é um interesse legítimo nosso. Utilizamos as suas informações para detetar, investigar e tomar medidas contra atividades potencialmente fraudulentas ou maliciosas. Se tem uma conta, lembre-se de que é responsável por manter as suas credenciais seguras; por favor, não partilhe seu nome de usuário ou senha. Caso suspeite que sua conta foi comprometida, informe-nos imediatamente.

3.3.4. Comunicação e Melhoria Contínua

Para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor, é nosso interesse legítimo usar os seus dados para prestar apoio ao consumidor e responder às suas dúvidas de forma eficaz. Também usamos essas informações para melhorar e otimizar a Higienika e todos os nossos serviços com base na sua experiência e feedback.

3.4. Durante quanto tempo conservaremos os seus dados?

A Higienika conserva os seus dados apenas pelo tempo necessário para cumprir a finalidade para a qual foram recolhidos. O prazo de conservação varia em função da sua interação connosco:

3.4.1. Gestão da Sua Conta

Se tem uma conta registada no website, trataremos os seus dados enquanto mantiver a sua condição de utilizador registado. Se decidir eliminar a sua conta, apagaremos os seus dados de registo.

3.4.2. Agendamentos e Pedidos de Serviço

Conservamos os seus dados pelo tempo necessário para gerir o seu agendamento, incluindo o período de possíveis cancelamentos ou reclamações (como o prazo de garantia do serviço). Por exemplo, se nos pede para guardar os seus dados de pagamento para compras futuras, guardaremos essa informação até o momento em que decidir removê-la.

3.4.3. Comunicações e Marketing

Se subscreve a nossa newsletter, tratamos seus dados até o momento em que cancelar a sua subscrição. Para publicidade personalizada, utilizamos seus dados até que altere as configurações de cookies ou do seu dispositivo para revogar a permissão.

3.4.4. Suporte ao Cliente

Se entrar em contacto conosco, trataremos seus dados pelo tempo necessário para atender sua solicitação ou pedido e, depois, pelo tempo exigido por lei.

3.4.5. Após o Prazo de Utilização

Mesmo após o prazo necessário para cumprir a finalidade (por exemplo, após a execução do serviço), podemos conservar os seus dados devidamente guardados e protegidos por um período adicional. Isso acontece apenas para que possamos cumprir com obrigações legais ou em caso de surgimento de responsabilidades que exijam a consulta desses dados. Assim que esses prazos legais terminarem, seus dados pessoais serão eliminados de forma segura.

3.5. Os seus dados são partilhados com terceiros?

Para que possamos cumprir todas as etapas do seu agendamento e manter a empresa a funcionar, necessitamos de partilhar os seus dados pessoais com parceiros e prestadores de serviços. Garantimos que fazemos isso com segurança e apenas o estritamente necessário para prestar o serviço.

Compartilhamos seus dados com:

3.5.1. Parceiros Essenciais para a Operação da Empresa
  • Instituições Financeiras e Processadores de Pagamento: Para que possa pagar seus serviços e nós possamos receber.

  • Empresas de Prevenção de Fraudes: Entidades que nos ajudam a detetar e evitar atividades fraudulentas, garantindo a segurança de todos.

  • Prestadores de Serviços de Logística e Agendamento: Serviços que nos auxiliam na gestão dos agendamentos e na deslocação da nossa equipa até à sua morada.

  • Prestadores de Suporte ao Cliente: Serviços que nos ajudam a responder suas dúvidas e prestar o melhor atendimento.

  • Prestadores de Serviços Analíticos e Tecnológicos: Empresas que fornecem ferramentas para analisar o desempenho do website, a velocidade do site e melhorar a sua experiência.

  • Agências e Redes Sociais: Empresas e plataformas que nos ajudam com o marketing e publicidade, como agências parceiras ou redes sociais, para que veja anúncios relevantes sobre a Higienika.

3.6. Quais os seus direitos quando nos disponibiliza os seus dados?

Na Higienika, temos um compromisso firme em respeitar a confidencialidade dos seus dados pessoais e garantir que pode exercer os seus direitos sem complicações.

Pode exercer qualquer um dos seus direitos sem custos. Basta enviar-nos um correio eletrónico para o endereço eletrónico de contacto indicado nesta Política (info@higienika.pt), mencionando de forma clara o direito que deseja exercer. Se precisarmos de confirmar a sua identidade, poderemos pedir uma cópia de um documento de identificação.

3.6.1. Acesso e Retificação

Tem o direito de solicitar acesso a uma cópia dos dados pessoais que mantemos sobre si. Caso seja um utilizador registado, também pode consultar esta informação diretamente na sua conta online.

Pode ainda pedir a retificação de dados que estejam incompletos, incorretos ou desatualizados. Ao fornecer-nos os seus dados, o Utilizador garante que eles são autênticos e exatos e compromete-se a notificar-nos sobre qualquer alteração.

3.6.2. Controlo dos Seus Dados (Eliminação, Limitação e Oposição ao Tratamento)

Pode solicitar que eliminemos os seus dados, desde que não sejam mais necessários para a finalidade original da recolha ou quando a lei já não nos autorize a tratá-los. Em certos casos, pode pedir para que limitemos o tratamento dos seus dados pessoais, o que significa a suspensão temporária do tratamento ou a conservação deles. Além disso, se o tratamento dos seus dados se basear no nosso interesse legítimo, o Utilizador tem o direito de se opor a esse tratamento.

3.6.3. Portabilidade e Consentimento

Se o tratamento dos seus dados for baseado no seu consentimento ou num contrato (como a contratação de um serviço), tem o direito de solicitar a portabilidade. Isto significa que receberá os dados que nos disponibilizou num formato que permite a sua transferência direta para outra entidade. Caso nos tenha dado o seu consentimento (por exemplo, para a newsletter), tem o direito de retirá-lo a qualquer momento.

3.6.4. Publicidade Personalizada

Se não desejar que as suas informações sejam utilizadas para lhe apresentar anúncios personalizados, pode exercer esse direito de várias formas: alterando as suas preferências nas definições do seu dispositivo ou navegador, ou através das definições de cookies do nosso website.

3.6.5. O Seu Direito de Apresentar Reclamação

Informamos ainda que tem o direito de apresentar uma reclamação à autoridade de controlo em matéria de proteção de dados de Portugal. A autoridade competente é a:

Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) Website: https://www.cnpd.pt/

3.7. Dados de Terceiros (Presentes e Agendamento para Terceiros)

Na Higienika, disponibilizamos serviços que podem envolver dados de terceiros, como quando oferece um voucher ou agendamento a outra pessoa.

3.7.1. Quando Você Fornece Dados de Terceiros

Se nos fornecer dados pessoais de terceiros (como o nome e a morada de um amigo que receberá um serviço), confirma que informou essa pessoa sobre as finalidades e a forma como tratamos os seus dados pessoais.

3.7.2. Quando Recebemos os Seus Dados de Terceiros

Se um amigo ou familiar nos fornecer os seus dados (por exemplo, para lhe enviar um voucher), utilizaremos essas informações apenas para gerir o serviço em questão (como processar e executar o agendamento). O tratamento desses dados estará sempre limitado às finalidades que descrevemos nesta Política de Privacidade.

3.8. Conteúdo Gerado pelo Utilizador

A Higienika adora ver as suas opiniões e resultados de limpeza! Os nossos Serviços podem permitir que você publique avaliações de serviços ou outros conteúdos gerados pelo utilizador (como fotos ou comentários).

Se decidir enviar qualquer conteúdo para as áreas públicas do nosso website, deve ter em mente que esse conteúdo será público e acessível a qualquer pessoa.

Não controlamos quem pode aceder às informações que você disponibiliza a terceiros e não podemos garantir que essas pessoas respeitem a sua privacidade ou mantenham as suas informações seguras.

A Higienika não se responsabiliza pela privacidade, segurança, rigor ou uso indevido de qualquer informação que você divulgue publicamente. Ao partilhar o seu conteúdo, você assume a responsabilidade por essa divulgação.

3.9. Sítios Web e hiperligações de terceiros.

A Higienika pode conter links para outros websites ou plataformas que não são geridos por nós. Se decidir seguir um desses links, é importante que saiba que não somos responsáveis pela privacidade ou segurança desses sites de terceiros.

Recomendamos que leia as respetivas políticas de privacidade e os termos e condições desses sites, pois eles funcionam de forma independente da Higienika.

Qualquer informação que você partilhe em redes sociais ou em espaços públicos também pode ser vista por outros utilizadores e, por isso, não podemos garantir a segurança ou o controlo sobre essa informação fora do nosso website. Ao clicar nesses links, a responsabilidade pela sua navegação e dados passa a ser sua.

3.10. Dados de Menores

Os nossos serviços não são destinados a crianças. Nós não recolhemos, de forma intencional, qualquer tipo de informação pessoal de menores de idade.

Se é titular das responsabilidades parentais ou tutor de um menor que nos forneceu dados pessoais, entre em contacto connosco através do correio eletrónico info@higienika.pt para solicitar a sua eliminação.

Até à data de entrada em vigor desta Política, garantimos que não vendemos ou partilhamos (conforme definido na legislação aplicável) informações pessoais de indivíduos com menos de 16 anos.

3.11. Utilizadores internacionais

A Higienika opera de Portugal, mas a Internet não tem fronteiras.

Ao utilizar o nosso website, deve estar ciente de que podemos transferir, guardar e tratar as suas informações pessoais fora do país onde reside, incluindo fora de Portugal e da União Europeia. Os seus dados também podem ser tratados pelos nossos funcionários, prestadores de serviços e parceiros localizados noutros países.

Quando transferimos as suas informações pessoais para fora da Europa, fazemo-lo com total segurança. Utilizamos mecanismos de transferência reconhecidos, como as Cláusulas Contratuais-Tipo emitidas pela Comissão Europeia. Isso garante que, mesmo fora de Portugal, os seus dados mantêm um nível de proteção adequado e estão sempre seguros connosco.

4. Contacto

Em caso de dúvida sobre as nossas práticas de privacidade, sobre esta Política, ou se pretender exercer qualquer um dos seus direitos, por favor, entre em contacto connosco:

Correio eletrónico: info@higienika.pt

Quem Trata os Seus Dados?

Para os efeitos da legislação aplicável em matéria de proteção de dados, e salvo indicação expressa em contrário nesta Política, a Higienika é a Entidade Responsável pelo Tratamento das suas informações pessoais.